IX - Troféu “Destaque do Ano” - 2018

 

Regras para a Elaboração do Ranking

 

Com a finalidade de criarmos um instrumento que pudesse motivar e incentivar nossos amigos a participarem do Campeonato Santista de 2018, e ainda a combaterem o sedentarismo por meio da participação constante e efetiva em nosso Projeto Social “Correndo do Sedentarismo” e como membro da Equipe de Corrida de Rua  4Corredores  - Associação com a participação em diversos eventos, fazendo dessa prática uma forma de socialização, resgate de autoestima, inclusão na área esportiva e incentivo constante a busca pelo alcance de uma melhor qualidade de vida estamos organizando novamente esse ano um Ranking de Corredores visando ao final da temporada a entrega de um prêmio com a denominação “Troféu Destaque do Ano” patrocinado pela  4Corredores - Associação, que será entregue aos vencedores no almoço de confraternização a ser realizado após o dia da última etapa do referido campeonato.

 

Vale salientar que as regras criadas para essa participação procuram minimizar as diferenças, sociabilizar e aumentar os laços de amizade existentes além de fazer com que todos possam participar com chances similares, sendo que procurar-se-á ignorar as diferenças por sexo e criaremos condições especiais em relação às idades.

 

Como o objetivo principal é o divertimento e não a rivalidade procurar-se-á também estipular condições que visem a uma participação competitiva e saudável entre nossos amigos, mas principalmente objetivando à superação individual do participante.

 

Sendo assim, foram estabelecidos 04 grupos principais de avaliação: 1) Classificação por melhor tempo em cada Etapa, 2) Diferença entre o tempo obtido em uma etapa ante o da etapa anterior, 3) Tempo obtido em relação à tabela pré-estabelecida de tempos por idade e 4) Frequência nas Etapas.

 

Na análise individualizada dos grupos serão atribuídos pontos baseados em critérios e pesos pré-estabelecidos e em seguida será efetuada uma somatória final que retratará o nível de desempenho de cada corredor no ano de 2018 quando de sua participação no Campeonato Santista. O vencedor será aquele que mais ponto obter ao final da 5ª Etapa do Campeonato Santista e para participar basta estar inscrito no Campeonato Santista e consequentemente ser membro da Equipe “4Corredores  -  Associação”.

 

1  -  Classificação por melhor tempo em cada Etapa (Velocidade)

 

Inicialmente será feita relação de todos os amigos pertencentes à Equipe “4Corredores  -  Associação” que estão inscritos no Campeonato Santista de Pedestrianismo de Santos em 2018. Dessa relação ao final de cada Etapa será feita uma classificação pelos tempos obtidos em cada Etapa do Campeonato Santista, independentemente de sexo e idade e será dado do último até o primeiro pontos de acordo com a Tabela Húngara.

Essa avaliação visa apenas rankiar aqueles que por ventura se destacam dentro de nossa Equipe com os melhores tempos em 10Km. Nesse item considerar-se-á como prioridade para a avaliação a velocidade dos participantes e terá peso 1. Nessa Avaliação será desconsiderado entre as 5 Etapas o pior e o melhor tempo obtido por cada corredor, ou seja, somente serão considerados a somatória dos tempos de 3 Etapas.

 

2  -  Diferença entre o tempo obtido em uma Etapa ante o da Etapa anterior (Superação)

 

Aqui nessa condição espera-se obter uma análise mais individualizada do corredor, na qual a sua melhoria em relação à Etapa anterior terá muita importância no que se refere à pontuação. Independentemente de sua classificação no grupo o que será avaliado é o progresso do corredor nas Etapas sucessivas, sendo assim o importante será a melhoria obtida pelo corredor em cada Etapa em ralação a Etapa anterior. Vale ressaltar que em não havendo melhoria ou mesmo havendo uma piora na performance não será atribuída pontuação ao corredor e o mesmo deverá perder os pontos anteriormente obtidos. Caso o corredor tenha corrido a 1ªEtapa e faltado à 2ªEtapa o cálculo somente será elaborado na 3ª Etapa e a diferença apurada será entre a 3ª Etapa e a 1ªEtapa, ficando na Etapa em que faltou (2ª) com atribuição de zero ponto.

O peso para essa avaliação será de 1 (um). Sendo assim será calculada a diferença de tempo entre a Etapa posterior e a anterior e essa diferença será transformada em segundos e dividido por 10(dez). Vale lembrar que essa pontuação será calculada somente quando o corredor alcançar tempo inferior ao tempo determinado como base (no masculino: 1h e 20min e no feminino: 1h e 40min), ficando sem pontuação até que o corredor consiga superar essa marca. Vale lembrar que esse tempo base foi  elaborado baseado na pontuação da Tabela Húngara.

 Nessa Avaliação  será eliminado o corredor que não correr obrigatoriamente os 10Km de no mínimo 4 Etapas.

Importante ressaltar que tempos superiores no masculino a 1h, 20min e no feminino 1h e 40min  serão desconsiderados e receberão zero como pontuação. Tempos superiores a essas marcas não serão considerados para nenhum fim nesse quesito de avaliação.

 

3  -  Pontuação por tempo obtido em relação à Tabela Pré Estabelecida de tempos por idade (Esforço Físico)

 

Nessa fase da avaliação procura-se enquadrar o corredor em uma Tabela Pré Estabelecida de tempo em relação à idade. Vale lembrar que essa tabela foi elaborada baseada em tempos obtidos em anos anteriores e que não possui nenhum tipo de estudo científico. Os tempos definidos nessa tabela são considerados como referencia de normalidade para as faixas de idade estipuladas e a sua superação é que produzirá pontuação.

Pretende-se valorizar nessa Etapa o esforço feito pelo corredor com mais idade em relação à de menos idade em razão ao tempo obtido recebendo assim uma pontuação maior quando do devido enquadramento que será ainda multiplicado pelo peso atribuído de 2

Vale lembrar que a Tabela 1 foi elaborada com tempos para 10Km

 

Tabela 1

Idades/Faixas

Intervalo de Tempo Pré Estabelecido como  base em relação a Faixa Etária

F1 (20 a 29)

38m a 39m e 59s

F2 (30 a 39)

40m a 44m e 59s

F3 (40 a 44)

45m a 47m e 59s

F4 (45 a 49)

48m a 51m e 59s

F5 (50 a 54)

50m a 55m e 59s

F6 (55 a 59)

56m a 59m e 59s

F7 (60 a 64)

60m a 74m e 59s

F8 (65  em diante)

75m ou mais

 

 

Pontuação

Tabela 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4  -  Frequência nas Etapas

 

Nesse momento da avaliação será valorizada a frequência do corredor nas Etapas do Campeonato recebendo por cada Etapa em que participou um certificado de participação emitido pela associação.

O corredor só receberá o certificado caso tenha corrido a Etapa inteira. O corredor que comparecer apenas para incentivar e não correr  ou que não completar a prova não receberá o certificado de participação.

Aqueles que tiverem recebido todos os certificados de todas as Etapas do Santista e que não estiverem premiados nas avaliações anteriores estarão concorrendo ao troféu Frequência desde que esteja também presente em nossa festa de confraternização.

 

 

5 -  Classificação Final

 

Após todos os cálculos referente às avaliações será elaborado um Ranking de Corredores pelo total de pontos apurados. O resultado será publicado em nosso sítio na página Troféu Destaque do Ano  após o término de cada Etapa do Campeonato para acompanhamento dos corredores e o vencedor do prêmio na categoria geral será aquele que obtiver o maior número de pontos somadas todas as avaliações após concluída a última Etapa (5ª) do Campeonato Santista de 2018. Os corredores concorrerão a apenas uma premiação e no caso de vencer em duas avaliações será premiado o amigo que vier logo a seguir respeitando a ordem das avaliações. Serão entregues 05 Troféus, 01 para cada vencedor em cada modalidade prevista (geral, velocidade, superação, esforço físico e frequência) não podendo ser premiado o amigo que já tiver  sido premiado na modalidade anterior. Esse ano teremos ainda a categoria "Amigo Motivado" (corredor mais motivado da equipe) que será apurada por  indicação da Diretoria da Associação.

Os casos não previstos serão decididos pelos Diretores da Associação e em caso de empate na s avaliações  será considerada a melhor pontuação primeiramente na avaliação 2, depois nas avaliação 3, avaliação 1 e avaliação 4 sucessivamente até desempatar, caso ainda assim persista o empate será sorteado o vencedor, exceto na avaliação por frequência.

 

Caixa de texto: Criada em 01/08/2005

Tempo Base

Faixa 8

Faixa 7

Faixa 6

Faixa 5

Faixa 4

Faixa 3

Faixa 2

Faixa 1

Abaixo de 38m

12

10

9

8

7

6

5

3

38m a 39m e 59s

10

9

8

7

6

5

4

1

40m a 44m e 59s

9

8

7

6

5

4

0

0

45m a 47m e 59s

8

7

6

5

4

0

0

0

48m a 51m e 59s

4

3

2

1

0

0

0

0

52m a 55m e 59s

3

2

1

0

0

0

0

0

56m a 59m e 59s

2

1

0

0

0

0

0

0

60m a 74m e 59s

1

0

0

0

0

0

0

0

75m ou mais

0

0

0

0

0

0

0

0