A PROPOSTA

                 Nossa proposta é de nos comprometermos a correr pelo menos 10 provas no ano sendo 06 pertencentes às Etapas do Campeonato Santista, mais os 10 Km Troféu Cidade de São Paulo, 10km ATribuna, Meia Maratona de Praia Grande, Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, Volta da Pampulha, São Silvestre e outras pertencentes ao Circuito Corpore e JJS Eventos.

Visite em nosso sítio o calendário esportivo proposto para o ano vigente.

  Para isso estaremos sempre em contato com o grupo formado por no máximo 55 amigos, entre homens e mulheres, motivando e incentivando a todos para a prática do esporte saudável e cuidadosa, recomendando ainda a todos sempre que anteriormente ao início dessa prática, obrigatoriamente, realizem os exames clínicos e cardiológicos necessários.

             Sabendo do compromisso sério que estamos firmando, neste momento nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e mesmo comprovação de nossa seriedade e honestidade no trato com as pessoas e com o esporte.

 

Veja abaixo nossa Equipe em fotos e sua respectiva evolução!

 

 

EM 2009  -  O SONHO SE TRANSFORMA EM UMA REALIDADE!

EM 2010  -  NOSSO TRABALHO AVANÇA NO PROJETO “CORRENDO DO SEDENTARISMO”

Marildo   -  Pangaré

Roberto  (Matungo) e Marildo (Pangaré)

4 Corredores

A Equipe se formando em 2005

Em 2006 um grupo maior de amigos

Em 2007 uma Equipe de respeito

Em 2008 uma Equipe de muitos amigos e competitiva

EM 2011  -  NOSSO TRABALHO SE MANTEM E O PROJETO “CORRENDO DO SEDENTARISMO” TORNA-SE ALTO SUSTENTÁVEL

EM 2012  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO CONSOLIDA O PROJETO “CORRENDO DO SEDENTARISMO” COM PARCERIAS MUITO IMPORTANTE

EM 2013  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO CONSOLIDA O PROJETO “CORRENDO DO SEDENTARISMO” COM PARCERIAS E PATROCINADORES

Caixa de texto: Criada em 01/08/2005

O INÍCIO DE TUDO

 

             Em meados do ano de 2000 preocupado com a saúde de minha esposa resolvi insistir para que ela fizesse todos os exames referentes a colesterol, diabetes e etc... Minha esposa dizendo não sentir nada aceitou fazer os exames desde que eu também os fizesse uma vez que eu não os fazia há muito tempo.  Contrariado até em razão de que sou magro e também não sentia absolutamente nada, resolvi aceitar a proposta em razão de minha preocupação com a possibilidade dela estar com algum problema relacionado ao excesso de açúcar (ela adora doces) e a total falta de critério para alimentação, uma vez que minha esposa adora comer principalmente sanduíches.

             Resultado: Minha esposa passou em todos os exames e eu fui reprovado em todos. Colesterol alto, Triglicérides muito alto e diabetes tipo 2. Ainda, meu Colesterol Bom HDL era muito baixo. Imediatamente procurei um clínico que além de me receitar uma série de medicamentos ainda me aconselhou a procurar uma nutricionista para elaborar um cardápio onde fosse previsto uma reeducação alimentar, além de me aconselhar a fazer exercícios, e de preferência, que eu levasse suas orientações a sério por que minha situação não era para brincadeiras e que existem inúmeras pessoas com mais idade que eu que estavam bem melhores de saúde.

             Sentindo um remorso intenso por ter abandonado todas as atividades físicas há bastante tempo, iniciei caminhando junto com minha esposa e isso durou algum tempo. Entretanto durante essas caminhadas observava o pessoal correndo e sentia muita vontade de fazer o mesmo. Na verdade, minha esposa com a caminhada logo voltou ao seu peso normal e em seguida, apesar de meus insistentes pedidos, desistiu das caminhadas. Sendo assim, agora sozinho, iniciei um treinamento básico para quem quer começar a correr, dando trotes ou mesmo correndo bem devagar por algum tempo.

             Comentei com amigos do trabalho minha situação e logo recebi incentivo para continuar e um amigo em especial (Roberto), que habitualmente corria, me incentivou muito para começar a correr e participar de provas e assim foi.

             Durante o ano de 2003 participei de minha primeira prova de 10 km junto com minha filha (Mariana) e terminei a prova com muitas dificuldades, entretanto meus exames estavam todos dentro dos índices exigidos. Estava de parabéns! Outrossim, após minha primeira prova e somente treinando sozinho, veio o desânimo e a sensação de que estava totalmente curado e abandonei tudo.

             Resultado: No final de 2003, ao fazer novamente os exames, pois, me sentia cansado e desmotivado, achando que era em razão do excesso de trabalho, tive minha maior surpresa. Os valores dos exames agora estavam bem piores do que os realizados em 2000 e meu médico bastante preocupado com minha situação. Entendi então que para mim não havia outro caminho do que virar um atleta amador.

O BLOG 4CORREDORES 

                 Bem, depois de participar de inúmeras provas em 2004, sempre com muita dificuldade para concluí-las, resolvi convocar aquele meu amigo que tanto me incentivou a me dar dicas de como melhorar meu desempenho e de como deveria treinar para conseguir melhores resultados no que se refere a tempo. Com muita paciência ele logo se prontificou e passou a me incentivar mais ainda, me convidando para participar de provas em São Paulo (moro em Santos), inclusive em algumas correndo ao meu lado para dar aquela força e cobrando por vezes minha participação ativa em exercícios me lembrando sempre de minha necessidade.

                 Resultado: Completei diversas provas me sentindo muito bem e comecei inclusive a sonhar com melhores colocações e desempenho. Em 2005 em meados de agosto esse meu amigo teve a ideia de criar um Blog onde pudéssemos escrever nossas aventuras e sensações durante as provas e ainda aproveitar para fazer novas amizades. Ele possuía um amigo de infância (Luiz) que também adorava correr e eu conheci uma pessoa (João Paulo) que vinha me treinando nos fins de semana e me ajudando com relação à postura e passadas em razão de sua experiência em corridas. E assim tivemos a idéia de criar o Blog “4 corredores” que seria um diário aberto a todos que quisessem escrever coisas referentes a esportes principalmente corridas de rua. O início foi meio que difícil, a preguiça para escrever era grande e as coisas pareciam meio que repetitivas mais de repente as coisas mudaram e o Blog passou a fazer parte de nossas vidas. Virou um local para desabafos e de comemoração de resultados. Os quatro amigos passaram a correr juntos e em 2006, agora devidamente uniformizados, participamos pela primeira vez do Campeonato Santista de Pedestrianismo fundando a Equipe “Matungo, Pangaré e Amigos”. O nome é claro, tem uma explicação: Matungo seria o apelido de meu amigo incentivador, Pangaré o meu e Amigos seriam os nossos amigos. Hoje somos detentores da marca 4Corredores  -  Associação que muito nos orgulha e que em  serve como sustentação para o nosso projeto “Correndo do Sedentarismo”. O Blog http://4corredores.zip.net  foi utilizado constantemente para publicações da participação de todos nós, com fotos e incentivos agregando valor a todo o esforço que era realizado por menor que fosse. Chegou à casa de 29 mil visitações e apesar de hoje estar sem atualizações (vale a pena ainda visitá-lo para conhecer nossa história) em razão da falta de espaço para novas publicações, ainda assim recebe visitas até o dia de hoje. Em 2009 criamos o site www.4corredores.com.br que de alguma forma estruturou com mais qualidade nossos serviços. Apresenta nossas participações em provas e os tempos da Equipe principalmente no Campeonato Santista de Pedestrianismo, além de um Chat (sala de bate papo) que propicia o encontro virtual da rapaziada. Nosso novo Blog agora está disponibilizado dentro desse site, sendo uma página com link para o endereço http://4corredores.blogspot.com/ . Hoje possuímos também endereço eletrônico no Orkut e no Twitter  (https://twitter.com/4corredores) onde somos seguidos por aproximadamente 200 simpatizantes.

EM 2014  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO CONSOLIDA O PROJETO “CORRENDO

                   DO SEDENTARISMO”  E CRIA O PROJETO “ CORRER E LER É SÓ QUERER”.

NOSSOS PARCEIROS

                 A empresa SPRINT TÊNIS têm nos apoiado desde o ano de 2005 com doações que permitem a concretização de sonhos. Essa empresa de Minas Gerais que fabrica um tênis resistente e de muita duração faz com que os nossos corredores realizem provas sem que sofram contusões ou mesmo surpresas desagradáveis no que se refere a esse material esportivo. Esse material esportivo é utilizado por todos e a cada prova tem sido considerado o motivo principal de nossa melhoria de performance. É ainda fator essencial ao nosso sucesso e crescimento como uma Equipe de Corrida. A cidade de Paraguaçu na pessoa desses dois empresários (Roberto e a Ana) está de parabéns, por acolher como cidadãos, pessoas que possuem uma visão empreendedora e contribuem de maneira radical com a inclusão no esporte e a responsabilidade social. É com muito orgulho que mantivemos essa parceria e estampamos seu logo em nossas regatas até o ano de 2015;

                 A estilista MÔNICA MARADEI nossa parceira desde o início de 2008, também merece elogios pela forma educada e gentil com que têm nos atendido e sendo responsável pelo designer de nossas regatas. Seus desenhos sempre muito modernos e bonitos chamam a atenção em todos os locais por onde corremos. Ajuda de maneira concreta na exteriorização de nosso projeto elaborando modelos que chamam atenção para nosso trabalho sério e comprometido com o social. A partir de 2016 não contaremos mais com essa parceria em razão de discordância nos objetivos pretendidos;

                 A DECATHLON  -  Center Norte, foi também escolhida por nós, para a partir de 2009, agilizar e possibilitar a realização de nosso sonho, em razão de sua postura comercial e seriedade no trato com o esporte. Importante ainda ressaltar sua missão que nos parece estar bastante segmentada aos princípios anteriormente descritos e que norteiam a nossa criação. Sabedores da responsabilidade de termos como parceiros um grupo mundialmente conhecido e reconhecido temos como proposta a cessão de um espaço em nossa regata para a divulgação de sua marca em troca de possíveis doações de materiais esportivos que sustentassem nossa organização de maneira menos amadora. Atrelar o nome dessa empresa ao de nossa Equipe é uma forma séria de demonstrar que o nosso sonho tem por objetivo mais do que a realização de eventuais participações em eventos esportivos e sim de fazer com que esse grupo de esportistas amadores seja reconhecido como um exemplo a ser seguido por todos aqueles que pensam seriamente na melhoria contínua e na busca de qualidade de vida. A partir de 2011 não contamos mais com essa parceria por motivo de falta de interesse em nosso projeto.

                 Tivemos também em 2009 o apoio da empresa de turismo KAMEL, com sede no Rio de Janeiro, que procurou da mesma forma que nossos outros parceiros incentivar a prática esportiva com responsabilidade e ainda ajudou no sentido de manter um clima de união e de ajuda mútua no que se refere a treinamentos e participações em eventos no Brasil e no exterior. A partir de 2010 não contamos mais com esse parceiro em razão de falta de interesse em nosso projeto.

             Em 2010 nos associamos ao amigo Johan e tivemos a empresa SUUM  -  Hidratação Balanceada nos fornecendo seus produtos quando de nossas atividades em nossa tenda. Permanecemos em 2011 sendo apoiados por essa grande marca. A partir de 2012 não renovamos essa parceria por falta de interesse da empresa;

             Em 2011 também contamos com o apoio do amigo MENOTI que vem apoiando nosso trabalho e cedendo gratuitamente de maneira eventual seus produtos para sorteio aos membros de nossa Equipe. Vale à pena conferir seus produtos no sítiowww.meuportamedalhas.com.br que com certeza se equivale a produtos fabricados no exterior no que se refere a qualidade. Para 2016 se manterá conosco!

             Em 2012 contaremos com mais dois amigos e parceiros. Trata-se das empresas YPS Eventos da amiga Simoni e da WALB Engenharia e Comércio Ltda do irmão Albano e dos sobrinhos Guilherme e Juliana, ambos muito motivados na ajuda e manutenção de nosso projeto “Correndo do Sedentarismo”. Apenas a empresa Walb Engenharia e Comércio Ltda permanece conosco até a presente data.

             Em 2013 estarão nos apoiando além dos  parceiros de 2012, as empresas Ecohead do amigo Valério,  a PWC do também amigo Mark, Isotônicos Athlética do amigo Márcio e a Universidade Santa Cecilia. Nenhum desses parceiros continuarão conosco em 2016 em razão de desinteresse nos projetos de nossa Associação.

             Em 2014 tivemos o apoio de mais um parceiro,  Promobox do amigo e sobrinho Guilherme. Tivemos a empresa Personal Concurseiro do amigo Hamon. Todos de alguma forma contribuindo para a manutenção e desenvolvimento do Projeto “Correndo do Sedentarismo”. Para 2016 continuará conosco apenas a empresa Promobox, agora com o nome fantasia de Gift UP;

             Em 2015 estiverão mais uma vez nos apoiando os seguintes parceiros: Menoti Quadro de Medalhas do amigo Menoti, Panunovu da amiga Monica, Isotônicos Athlética do amigo Márcio, Sprint Tênis dos amigos Roberto e Ana Paula,  Universidade Santa Cecília graças ao apoio dos amigos Walber e José Luiz, e Pronobox do amigo e sobrinho Guilherme. Teremos ainda como patrocinadores as seguintes empresas: Walb Engenharia e Serviços do irmão Albano, PWC com o apoio do amigo Mark. Todos de alguma forma contribuindo para a manutenção e desenvolvimento dos Projetos “Correndo do Sedentarismo” e “Correr e Ler é Só Querer”.

             Para o ano de 2016 estaremos apenas com 2 parceiros. Lembramos que a crise econômica atual no país fez com que as empresas buscassem um retorno financeiro que nossa associação não pode dar e em sendo assim muitas delas se desinteressaram de apoiar nossos projetos. A 4Corredores  -  Associação no ano de 2016, já registrada em cartório e com CNPJ vai em busca agora de certificações que possam garantir a obtenção de outras receitas de forma a se organizar de maneira mais bem planejada e eficiente na busca da prestação de um serviço com melhor qualidade e eficácia.

                 Para o ano de 2017 e 2018 não teremos patrocinadores. Essa foi uma opção da Associação que entende não estar tendo nenhum retorno com a divulgação de parceiros que contribuem muito pouco para o desenvolvimento da associação e solicitam muito da mesma como forma de exposição.

EM 2015  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO           SE ORGANIZA DE FATO E DE DIREITO                                                                                         E OBTÊM REGISTRO EM CARTÓRIO E CNPJ.

EM 2016  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO          TORNA-SE REFERÊNCIA COMO UM GRUPO DE AMIGOS.

EM 2017  -  A 4CORREDORES  -  ASSOCIAÇÃO          TORNA-SE REFERÊNCIA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DE BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA.