A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO PARA CORRIDA

 

 

O Objetivo do alongamento é tornar a caminhada ou corrida mais segura e eficiente, alongar a musculatura envolvida para o exercício, reduzir o risco de lesões e câimbras.

Em caso de articulações doloridas, executar o alongamento com maior delicadeza, respeitando seus limites. E se durante a caminhada aparecer dor na musculatura específica, executar novamente os alongamentos do inicio.

 

EXEMPLOS DE ALONGAMENTOS:

 

Gastrocnêmio e Sóleo (panturrilha):

 

1) Apóie suas mãos na parede (árvore, carro, cerca, etc.)  e flexione o joelho de uma perna a frente do corpo, enquanto a outra fica estendida atrás, tocando o calcanhar no chão com a ponta de ambos os pés voltadas para frente. Manter um alinhamento postural na diagonal. Repita com a outra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Coloque a ponta do pé na beirada da calçada, de um ou ambos os pés e deixe que o (os) calcanhar (es) se abaixe(m), alongando os músculos da panturrilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ísquios-tibiais:

Apóie uma perna na parede (árvore, carro, cerca, etc.) em frente a seu corpo com ambos os pés voltados para a mesma direção, apoiando as mãos na perna que está apoiada na parede. Pode manter o tronco ereto também, para cima. Repita com a outra perna.

 

 

 

Quadríceps:

Apóie uma das mãos na parede (árvore, carro, cerca etc.) e a outra segure a ponta do pé oposto, ou tornozelo (para favorecer o movimento natural de rotação interna). Coxas unidas. Repita com a outra perna.

 

 

Coluna e Glúteos:

Separe as pernas e desça com as mãos em direção ao chão (não é necessário tocá-lo). Deixe seu corpo relaxado por completo, inclusive os joelhos, deixando que a gravidade te puxe para baixo. Se estender os joelhos irá favorecer os ísquios-tibiais também.

 

Coluna e geral:

Entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima, elevando os calcanhares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte das fotos: Alongue-se - Bob Anderson, 1983

 

 

Observação: Evite exceder no alongamento, evitando estresse das articulações e mantenha a regularidade nos alongamentos, eles contribuirão para sua saúde postural. Estejam Ativos.

 

Os alongamentos acima devem ser encarados apenas como sugestões, não isentando o praticante do acompanhamento adequado de um Profissional da área de Educação Física, a fim de evitar prejuízos a saúde.

 

 

Cristiane Patrício Sampaio

CREF: 44219 G/SP

Caixa de texto: Criada em 01/08/2005