A Atividade Física no combate ao estresse

 

 

O estresse é, cada vez mais, uma conseqüência incômoda e freqüente da chamada vida moderna.

             Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, os engarrafamentos que afetam principalmente as grandes cidades, a violência urbana e a involuntária negligência em relação aos hábitos saudáveis – como se alimentar e dormir adequadamente – são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número cada vez maior de pessoas.

             O estresse em um nível elevado produz efeitos pessoais e profissionais nocivos. Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia.

             Além dessas alterações, pode prejudicar a criatividade e produtividade, provocar crises de ansiedade, humor deprimido, diminuição do libido e problemas de ordem física, afetando o sistema imunológico e prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.

             A prática regular de atividade física é hoje uma das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Diversos estudos científicos comprovam os benefícios para o organismo proporcionados pela prática rotineira de exercícios. Entre eles, auxilia a reduzir os níveis de ansiedade e de depressão, melhora o estado de humor, aumenta a sensação de bem-estar e eleva a auto-estima.

             Correr ou caminhar habitualmente, além de ajudar as pessoas a se desligarem por algum tempo das preocupações e angústias de seu cotidiano, produz uma série de benefícios psicofisiológicos por meio da liberação de certos hormônios produzidos pelo organismo. A adrenalina (epinefrina) age na redução do estresse, o cortisol atua como antiinflamatório, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem-estar e a endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono. Faça exercícios. É ótimo para o corpo e também para a mente.

 

Texto do livro “Prepare-se para viver mais feliz” – Orientações para uma atividade física segura – Hospital do Coração – São Paulo

Caixa de texto: Criada em 01/08/2005