Caixa de texto: Criada em 01/08/2005

Risco de Morte súbita é 3 vezes maior em homens

 

 

                 A incidência de morte súbita cardíaca é três vezes maior entre homens do que entre as mulheres. Os dados são de um estudo apresentado ontem no Congresso da American Heart Association, em Orlando (EUA).

                 Pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, levantam dados de 2.261 homens e 2.733 mulheres de três grandes estudos. Constataram que, no sexo masculino, um em cada oito sofre do problema ao longo da vida. Entre as mulheres, uma em cada 24.

                 “Os homens começam a ter fatores de risco cardiovascular mais cedo, o que os tornam mais vulneráveis com o passar dos anos, acumulando riscos”, disse Donald M. Lloyd Jones, líder od estudo.

                 A morte súbita se caracteriza por uma parada cardíaca repentina, levando o paciente à morte até uma hora após os primeiros sintomas.

 

(Fonte: Folha de São Paulo  -  Autor: Julliane Silveira)

Consumo de Calorias poderá ser 16% maior

 

                 A versão preliminar de um estudo feito pelo Comitê Cientifico Consultivo em Nutrição, ligado ao governo britânico, sugere que o consumo diário de calorias poderia ser 16% maior   -  o que significa 400 calorias a mais por dia, o equivalente a um cheeseburguer.

                 A atual ingestão diária de calorias recomendada pelos órgãos de saúde é de 2.000 para as mulheres e de 2.500 para os homens. O Comitê, no entanto, salienta que, diante dos níveis de obesidade, as pessoas só devem comer mais se fizerem mais exercícios.

                 A pesquisa afirma trazer uma avaliação muito mais precisa de como a energia pode ser queimada por meio da atividade física.

                 A proposta da comissão passará por um período de 14 semanas de consultas e, depois, as recomendações serão feitas. Ativistas da área da saúde temem que a divulgação do estudo leve a população a comer mais. 

 

(Fonte: Folha de São Paulo  -  Autor: Reportagem Local)