Caixa de texto: Criada em 01/08/2005

Remédio para Colesterol (Estatinas) pode levar a doenças musculares

 

                 Pacientes que tomam altas doses do remédio para colesterol sinvastatina podem ter mais riscos de desenvolver doenças musculares, incluindo a rabdomiólise, síndrome que pode gerar insuficiência renal.

                 O alerta é da FDA (agência americana que regulamenta remédios e alimentos) e diz respeito à dose de 80 mg, a mais alta permitida nos Estados Unidos.

                 O remédio, que também é vendido no Brasil, tem nome comercial de Zocor e é fabricado pela Merck. A descoberta faz parte de uma revisão da FDA para avaliar o risco de doenças musculares relacionadas a estatinas.

                 Foram avaliadas mais de 12 mil pessoas: metade tomava 20mg do remédio e metade, 80mg. Houve só um caso de miopatia e nenhum de rabdomiólise no primeiro grupo e 52  e 11 casos respectivamente, no segundo.

                

(Fonte: Folha de São Paulo  -  Da Reportagem Local))

Cientista favoráveis a droga (Avandia) eram ligados a farmacêutica

 

             Praticamente todos os especialistas que fizeram críticas positivas ao Avandia (rosiglitazona, remédio da Glaxo Smith Kline para diabetes) em 2007 tinham relações financeiras com o laboratório. As afirmações estão em um estudo feito pela Clínica Mayo e publicado no “British Medical Journal”.

                 Os pesquisadores reviram mais de 200 estudos e comentários com opiniões positivas a respeito do remédio depois que uma pesquisa de 2007 sugeriu que ele aumenta o risco de infartos.

                 Eles viram que 94% dos autores que elogiaram o remédio estavam ligados a farmacêuticas. Entre aqueles que emitiram opiniões negativas, 28¢ mantinham relações com essas empresas.

                 A GSK defendeu o Avandiua e afirmou que, das 202 pesquisas que foramrevistas, apenas dez eram estudos científicos originais.