O Licopeno

 

 

                      O tomate ou o molho de tomate são ricos em licopeno. O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha a esta fruta e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão.

                      Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, maior será o efeito protetor direto contra radicais livres, por esse motivo é um grande aliado na prevenção contra alguns tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata.

                      O organismo humano não fabrica esse tipo de nutriente, por esse motivo ele tem que ser retirado de sua alimentação. O licopeno esta presente em poucos alimentos, o tomate e seus derivados (molhos, polpa, purê, extratos, suco e ketchup) são as melhores fontes dietéticas desse nutriente.

Por ser um carotenóide, o licopeno é mais bem absorvido na presença de gorduras saudáveis.

                      A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente um fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

OBS: Uma dica importante: para melhor absorção do licopeno, é indicado que o tomate seja cozido, pois o calor é responsável pela modificação de sua forma isomérica.

                      É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

                      Além do licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caixa de texto: Criada em 01/08/2005